quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NO BRASIL (3º AULA)


1º ESTAÇÃO 
MAPA CONCEITUAL




TEXTOS :  2º ESTAÇÃO 

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS


           Primeiro modelo de formação de professores era a escola normal que formava professores para as séries primárias que durou de 1964 até 1971.

           Depois do fim das escolas normais,o atual ensino médio chamado na época de 2º grau era dividido em dois científico e magistério com o objetivo de preparar as pessoas para o mercado de trabalho.
          
           Que foi prejudicial a formação de professores primários perdeu-se um pouco do foco que era completamente voltado para sua formação.

           Outro ponto prejudicial era que qualquer professor (por exemplo formado em:ciências,física,letra , etc.)poderia lecionar para os professores primários com a aprovação em um concurso assim perdendo a essência do ensino primário.
          
           Atualmente todos os professores tem formação universitárias em pedagogia ou em licenciatura que eram os antigos bacharelados com uma formação rápida pedagógica no final do curso.
           
          Porém as licenciaturas lecionam a partir do 6º ano até o 3º ano médio e as séries iniciais professores formado em pedagogia.

           Mas a uma discussão em relação a docência nas séries iniciais pois quem formou-se em magistério também está apto a lecionar . Porém depende dos editais de concursos para saberem se a exigências de cursos superiores.


TEXTO: 3º ESTAÇÃO 

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

           No professor a uma certa ausência no sentido sociocultura ele deve lembrar-se que lidará com pessoas diferentes de modo geral cada uma com seus valores. E preciso aprender um pouco de antropologia cultural para lidar com essa situação.

          A identidade de ser professor não está estalada é adquirida com o tempo ele deve ter uma noção concreta onde ele vai lecionar.

          O professor iniciante normalmente não tem esse tipo de preparo nas universidades,não é como um estudante de medicina que conhece o hospital, na maioria das vezes o professor recém-formado nunca entrou em uma sala de aula com o objetivo de ensinar.

          Não se sabe muito dos professores que formam professores além de seus currículos excelentes, eles vem de diversos cursos e muitas das vezes não tem experiencias de estar em uma sala de aula.

          A carreira de professor é muito criticada e não é atrativa na maioria dos estados brasileiros e a também a questão do salario que deixa muito a deseja tornando a profissão desvalorizada.

         Cada escola tem seu modulo escolar porém a desorganização do sistema levam os professores a trabalharem em escolas diferentes e em disciplinas diferentes ligadas a sua formação esse remanejamento não é ruim mas devia ser mais organizado para esses profissionais trabalharem em uma única escola. Contudo a uma resistência do sistema a isso.

         Não há currículo mínimo ou máximo para os professores apenas existem diretriz que foi uma maneira democratizar o ensino para que cada instituição escolhessem seus caminhos.

         O fornecimento de material para o trabalho docente na maioria das vezes se tem,porém não é utilizado por exemplo os laboratórios não se tem aulas nele para preservá-los ou por conta do trabalho de elaborar uma aula nesse local.

         Além de outros tipos de material como os de campanha , as vezes a tantos que o professor os deixa de lado,para dar suas aulas pois não a tempo para passar todos.


2 comentários: