1º ESTAÇÃO
MAPA CONCEITUAL
TEXTOS : 2º ESTAÇÃO
A
FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS
Primeiro modelo de
formação de professores era a escola normal que formava professores
para as séries primárias que durou de 1964 até 1971.
Depois do fim das escolas
normais,o atual ensino médio chamado na época de 2º grau era
dividido em dois científico e magistério com o objetivo de preparar
as pessoas para o mercado de trabalho.
Que foi prejudicial a
formação de professores primários perdeu-se um pouco do foco que
era completamente voltado para sua formação.
Outro ponto prejudicial era
que qualquer professor (por exemplo formado em:ciências,física,letra
, etc.)poderia lecionar para os professores primários com a
aprovação em um concurso assim perdendo a essência do ensino
primário.
Atualmente todos os
professores tem formação universitárias em pedagogia ou em
licenciatura que eram os antigos bacharelados com uma formação
rápida pedagógica no final do curso.
Porém as licenciaturas
lecionam a partir do 6º ano até o 3º ano médio e as séries
iniciais professores formado em pedagogia.
Mas a uma discussão em
relação a docência nas séries iniciais pois quem formou-se em
magistério também está apto a lecionar . Porém depende dos
editais de concursos para saberem se a exigências de cursos
superiores.
TEXTO: 3º ESTAÇÃO
FORMAÇÃO
DOS PROFESSORES
No
professor a uma certa ausência no sentido sociocultura ele deve
lembrar-se que lidará com pessoas diferentes de modo geral cada uma
com seus valores. E preciso aprender um pouco de antropologia
cultural para lidar com essa situação.
A
identidade de ser professor não está estalada é adquirida com o
tempo ele deve ter uma noção concreta onde ele vai lecionar.
O
professor iniciante normalmente não tem esse tipo de preparo nas
universidades,não é como um estudante de medicina que conhece o
hospital, na maioria das vezes o professor recém-formado nunca
entrou em uma sala de aula com o objetivo de ensinar.
Não
se sabe muito dos professores que formam professores além de seus
currículos excelentes, eles vem de diversos cursos e muitas das
vezes não tem experiencias de estar em uma sala de aula.
A
carreira de professor é muito criticada e não é atrativa na
maioria dos estados brasileiros e a também a questão do salario que
deixa muito a deseja tornando a profissão desvalorizada.
Cada escola tem seu modulo
escolar porém a desorganização do sistema levam os professores a
trabalharem em escolas diferentes e em disciplinas diferentes ligadas
a sua formação esse remanejamento não é ruim mas devia ser mais
organizado para esses profissionais trabalharem em uma única escola.
Contudo a uma resistência do sistema a isso.
Não
há currículo mínimo ou máximo para os professores apenas existem
diretriz que foi uma maneira democratizar o ensino para que cada
instituição escolhessem seus caminhos.
O
fornecimento de material para o trabalho docente na maioria das
vezes se tem,porém não é utilizado por exemplo os laboratórios
não se tem aulas nele para preservá-los ou por conta do trabalho de
elaborar uma aula nesse local.
Além de outros tipos de
material como os de campanha , as vezes a tantos que o professor os
deixa de lado,para dar suas aulas pois não a tempo para passar
todos.
excelente abordagem do tema
ResponderExcluirresumo interessante, falam bem sobre o tema.
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